terça-feira, 22 de novembro de 2016

Este empreendedor constrói casas com o que você joga no lixo

O colombiano Oscar Méndez trabalhou por anos com plástico. Então, decidiu ensinar empresas e pessoas a reciclarem esse material por um bem maior: moradias

Quem acompanha o mundo do empreendedorismo sabe que novas empresas surgem todos os dias, solucionando problemas que nem imaginávamos ter. Porém, uma nova onda de negócios quer ir além e resolver deficiências que estão na sociedade há muito tempo. São os chamados empreendimentos sociais: suas ideias de negócio, que aliam lucro com uma missão maior, podem cruzar fronteiras e ajudar outros países que enfrentam problemas similares.


É o caso da empresa colombiana Conceptos Plásticos: por meio da reciclagemde plásticos abandonados por companhias e pessoas físicas, o negócio consegue criar blocos para montar moradias – como se fossem peças de Lego em tamanho real. Além de ajudar o meio ambiente, a empresa diminui o déficit habitacional e promove melhores condições econômicas e sociais para quem mais precisa – uma situação que é tão parecida com a brasileira que a Conceptos Plásticos pretende chegar ao país em breve. 
“O que queríamos não encontramos em outro lugar. Exatamente por isso que fizemos”, resume Oscar Méndez, um dos co-fundadores do negócio. A Conceptos já foi responsável por construir casas, refúgios e um centro de saúde – e recebeu um prêmio de 300 mil dólares por essa iniciativa de empreendedorismo social.
Mudança de planos e missão empresarial
O colombiano Oscar Méndez é um arquiteto que trabalhou quatro anos na indústria de plástico. Então, decidiu aproveitar a experiência adquirida para criar sua própria empresa, com um caráter mais sustentável. A Conceptos Plásticos nasceu em 2010, em Bogotá. Segundo Méndez, o negócio começou focada apenas no compromisso ambiental das empresas: a startup ensinava companhias a fazer uma disposição correta dos seus resíduos plásticos, por meio da reutilização. Até que a Conceptos Plásticos teve uma mudança tanto em missão empresarial quanto em modelo de negócio – um movimento conhecido como pivot no mundo do empreendedorismo. Em 2013, a sócia Cristina Gamez deu a ideia de elaborar um serviço com maior carga social.
Ela fazia um mestrado em gestão organizacional na época, e aproveitou para fazer uma tese sobre sistemas de construção usando plástico reciclável. A empresa, então, aproveitou o estudo de Gamez e começou a testar misturas entre diversos tipos de plásticos, com diversos desenhos de produto. O modelo final foi elaborado pelo também sócio Fernando Llanos. A comercialização só começou em 2015, após diversos testes e a elaboração de uma nova visão empresarial. “A nossa missão principal é criar uma consciência sobre reciclar. Tanto na Colômbia quanto no Brasil, não é comum que as pessoas separem seu lixo dentro de casa. Também não é comum que haja uma logística voltada aos materiais reaproveitáveis”, explica Méndez. Ou seja: as pessoas não separam seu lixo e, se separam, é muito difícil que o material alcance a estação de reciclagem de forma adequada.
Para resolver essa situação, a Conceptos Plásticos quer criar uma conexão entre as fabricantes de plástico, as empresas que transformam plástico em um produto (uma embalagem, por exemplo) e as marcas que usam tal produto. “Entre todos, precisamos fazer uma campanha de conscientização. Por meio de tarefas simples, podemos dar moradia a pessoas que não a tem e não a teriam em várias gerações”, explica o empreendedor.


Nenhum comentário: