sexta-feira, 25 de novembro de 2016

7 TECNOLOGIAS CRIATIVAS VOLTADAS PARA A RECICLAGEM

Confira algumas incríveis invenções para aprimorar a coleta de lixo



Os métodos mais tradicionais para descartar o lixo das cidades estão ficando cada vez mais ultrapassados e são insuficientes. O espaço destinado para o encaminhamento destes materiais está esgotando. Bauru é um exemplo claro disso. Os aterros da cidade foram esgotados e a prefeitura teve de buscar em outra cidade local para depositar seu lixo.

Leia mais: Precisamos falar sobre lixo! 

Para piorar a situação, a coleta seletiva não é uma realidade consolidada e não é incorporada por todas as cidades. No Brasil, apenas 18% dos municípios contam com o serviço, segundo pesquisa do Cempre em 2016.

Além de projetos voltados para a conscientização da população a respeito da redução da quantidade de lixo produzido diariamente, muitos países buscam alternativas sustentáveis e criativas para reutilizá-lo. Confira a seguir 7 métodos que prometem revolucionar os conceitos de reciclagem:

1. De plástico para combustível



Desenvolvida no Japão pelo pesquisador Akinori Ito, da Blest Corporation, a máquina que converte plástico em óleo, faz o papel inverso da produção do material sintético.

Além de transformar o lixo em diferentes tipos de combustíveis, o equipamento não emite gases poluentes, já que quebra as moléculas químicas e as transforma em carbono e água.

A novidade, criada em 2010, é capaz de transformar 1 kg de plástico em 1 litro de óleo e foi adquirida em cerca de oitenta países.


Nenhum comentário: